Close

High School Business Club | A Trajetória de um Grupo

Os High School Clubs do Múltiplo International School são clubes criados e geridos pelos próprios estudantes, onde o protagonismo é totalmente deles, sem a presença de professores. Eles apresentam as propostas à coordenação, divulgam entre os colegas e, tendo adesão, iniciam as atividades do grupo. O High School Business Club foi criado em março de 2023 pelo estudante Diogo (Grade 11), que apresentou a proposta como Club Leader. A primeira reunião do grupo aconteceu em 13 de março de 2023. De lá para cá, veja como foi a trajetória do clube.

Em março eles sabiam que queriam criar um clube e tinham, em comum, o interesse pelo empreendedorismo. Mas qual seria o modelo do clube? O que fariam nessas reuniões? Após uma conversa inicial sobre Hackathons o grupo decidiu buscar competições das quais pudessem participar. Assim, se inscreveram na Copa Colegial de Empreendedorismo, no Grande Desafio. Unicamp e no Inova Unicamp. Após definirem e convidarem os professores orientadores para cada competição, o grupo começou escolheu o tema da violência em nossa região e iniciou a realizar pesquisas. Os dados obtidos foram bastante significativos, mas o grupo percebem que estava realizando um recorte temático e que a real investigação era sobre a sensação de insegurança dos estudantes de ensino médio de colégio privados da região ao caminhar pelas ruas. Assim, com os dados sobre o problema em mãos, tendo validado a questão como um problema real, o grupo começou as pesquisas e entrevistas com especialistas para idealizar uma solução. Após conversas com especialistas em segurança privada e policiais, o grupo criou sua primeira ideia: o Safewer Bracelet. Desenhado para não ser percebido como um dispositivo de segurança, o grupo se baseou na estéticas dos berloques de marcas já utilizadas pelo público alvo para incorporar às pulseiras, por meio de impressão 3D, itens que pudessem auxiliar na identificação de agressores e ladrões. Assim, criaram um berloque que incorporou um microfone para captação de áudio, outro que continha um rastreador GPS e um terceiro que escondia uma minicâmera para captação de imagens.

Com esse primeiro protótipo em mãos, o grupo inscreveu o projeto nas competições e continuou testando e realizando adequações ao produto.

Logo vieram os primeiros resultados: dos 115 mil jovens inscritos na Copa Colegial de Empreendedorismo, o grupo do High School Business Club do Múltiplo International School foi selecionado entre os dez melhores projetos e foi convidado a realizar o Pitch, apresentando seu produto para uma banca avaliadora que decidiria os premiados. A apresentação do grupo foi um sucesso total: dentro do tempo, cativante e bem fundamentada, mas não foi premiada. No grupo de professores, que acompanhavam atentos e ansiosos a apresentação de nossos alunos, os comentários de apoio e os elogios foram não paravam: “Se colocaram muito bem. Todas as falas muito conscientes e bem estruturadas”, “Mereciam muito!”, “Vai Múltiplo!”, “Responderam muito bem, arrasaram”.

Poucos dias depois, o grupo teve a experiência de apresentar o mesmo projeto, já com algumas adaptações, no Grande Desafio da Unicamp. Tendo percebido que o dispositivo de GPS não caberia dentro de um berloque de forma satisfatória, o grupo alterou o design para inserir os componentes de segurança em um broche para mochilas, uma vez que o público alvo era de estudantes de ensino médio.

O modelo do evento foi diferente: em vez de Pitches com tempo pré-determinado, o grupo teve um estande com o pôster de seu projeto, cartazes sobre o processo e seu protótipo e ficou durante algumas horas em um modelo de Congresso no ginásio da Unicamp, apresentando e tirando dúvidas de todos que passaram pelo evento. No meio do público, sem identificação, três pessoas eram avaliadores. A apresentação neste modelo agradou o grupo, que se sentiu mais leve, mas igualmente preparado. Fomos certamente muito bem representados e ficamos todos muito orgulhosos!