ENSINO INTEGRAL

Nosso programa de contra período pedagógico, conhecido como Integral, conta com diversas atividades lúdicas, esportivas e acadêmicas, que contribuem para o desenvolvimento intelectual, social e motor de nossos alunos.

Os alunos têm à sua disposição uma diversidade de cursos e oficinas: artesanato, artes plásticas, pintura, desenho, música, educação física, projeto literário, culinária, English Time e STEAM.

O projeto literário possui de duas a três semanas de duração. Com ele é possível ampliar a imaginação e o conhecimento do mundo, desenvolver o gosto pela leitura e por histórias, estimular o lúdico e o faz de conta. Faz parte de nosso planejamento selecionar livros diferentes daqueles que as crianças têm acesso em sala de aula. A cada leitura é introduzida uma diferente habilidade artística, como por exemplo: colagem, pintura ou desenho, o que nos permite visualizar a apreensão de nossos alunos sobre a história lida.

Na culinária, estimulamos a criatividade, a coordenação motora, a cooperação, a organização, a paciência, a exploração de outros sentidos além do sabor (como o tato e o olfato) e as regras de segurança na cozinha. Também trabalhamos diretamente com a matemática, através da utilização das unidades de medida e quantidade de cada ingrediente.

Com o STEAM, trabalhamos em cinco diferentes áreas do conhecimento: Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics. O projeto contempla nossa filosofia de ensino, pois faz com que os alunos sejam capazes de resolver desafios e desenvolver a autonomia, além de trabalhar com o uso da língua inglesa. É um momento de muita interação e cooperação entre as crianças.

Atividades esportivas: estimulamos os alunos a conhecer e praticar diferentes modalidades esportivas de forma lúdica e inclusiva. Baseadas em metodologias ativas para ensino do esporte em nível de iniciação, as aulas são direcionadas para permitir aos participantes aumentar sua literacia motora, explorando corporalmente novas técnicas e gestos de diferentes esportes.

Jogos musicais: a proposta dessa aula é de, através de jogos musicais, desenvolver principalmente o elemento musical “rítmo”.  Desenvolvemos atividades onde os objetivos são alcançados somente com a colaboração/participação de todos os alunos. Outras habilidades são trabalhadas nos jogos, como por exemplo o foco, esperar a sua vez com calma e tranquilidade, saber ouvir o outro, estar à frente do grupo e liderar uma atividade, dentre outras.

Corpo e Movimento: explorar possibilidades do corpo, movimentos e materiais de forma coletiva e respeitosa, essa é a proposta das aulas de Corpo e Movimento. As vivências possibilitam que os alunos experimentem diferentes práticas corporais de maneira lúdica e aprendam com as regras dos jogos os valores de nossa comunidade escolar, principalmente empatia, criatividade e autonomia. Iniciamos o ano tematizando gestos da ginástica experimentando diferentes formas de saltar, equilibrar, rolar, pendurar e muito mais.