ENSINO FUNDAMENTAL
No Múltiplo, existe o compromisso com a excelência na formação dos alunos, através de infraestrutura diferenciada e corpo docente qualificado. Valorizamos o pensamento crítico, a autonomia, a responsabilidade e a ética, além de associar teoria com prática, incentivar a curiosidade e investigação e desenvolver relacionamentos interpessoais. Preparamos nossos alunos para atuar em um mundo diverso e interconectado, com ambiente de ensino acolhedor e respeitoso para explorar seus talentos e desenvolver todo o seu potencial:
- Associação da teoria com a prática
- Construção e sistematização do pensamento para resolução de problemas
- Desenvolvimento de autonomia
- Estímulo à autoconfiança
- Estímulo à curiosidade e investigação
- Momentos de imersão em inglês
- Preocupação com a formação ética e com a socialização do aluno
- Socialização e desenvolvimento de relacionamentos interpessoais
Utilizamos a nomenclatura e divisão em padrão internacional para divisão dos segmentos:
ENSINO TRADICIONAL | MÚLTIPLO | |
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (EFAI) | LOWER ELEMENTARY | |
1º Ano | Grade 1 | Agrupamento de 6 a 9 anos dentro do Método Montessori com salas multisseriadas. |
2º Ano | Grade 2 | |
3º Ano | Grade 3 | |
UPPER ELEMENTARY | ||
4º Ano | Grade 4 | |
5º Ano | Grade 5 | |
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS (EFAF) | MIDDLE SCHOOL | |
6º Ano | Grade 6 | |
7º Ano | Grade 7 | |
8º Ano | Grade 8 | |
9º Ano | Grade 9 | No Múltiplo, consideramos a Grade 9 como High School |
Lower Elementary | 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Nestes três anos, através do método Montessori, o aluno tem o desafio de compreender e analisar os conceitos de sua realidade de mundo, desenvolver seu raciocínio lógico, compreender e exercitar o bom convívio social, explorar conceitos matemáticos fundamentais e dominar os códigos escritos para se comunicar com eficiência e eficácia.
As aulas das disciplinas de inglês são desenvolvidas INTEGRALMENTE e as professoras incentivam que os alunos façam seus questionamentos, observações e solicitações em inglês, garantindo desenvolvimento significativo na segunda língua.
Os alunos de 6 a 9 anos são agrupados em salas multisseriadas com um professor e auxiliar de sala, que atuam como facilitadores e propositores de atividades do dia a dia.
Upper Elementary | 4° ao 5° Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Os alunos de Upper Elementary estão em um momento de transição para o pensamento abstrato. Nesta fase, o aluno é estimulado por meio de propostas desafiadoras mediadas pelos professores a criar hipóteses, questionamentos, formar opiniões e validá-las.
No Upper Elementary, o currículo desenvolvido pelos alunos engloba tópicos mais complexos nas áreas de Matemática, Geometria, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, oportunizando o trabalho individual e em pequenos grupos, além de ampliar o pensamento crítico e habilidades de auto-regulação.
Além das aulas em Inglês com foco maior no aprimoramento das habilidades de leitura, oral e escrita, o currículo do Upper Elementary conta também com aulas de Ciências, Música, Educação Física e Arte em Língua Inglesa.
Experiências educacionais no Middle School
O currículo do Middle School (Ensino Fundamental Anos Finais) é totalmente pautado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao mesmo tempo que conecta este aluno a uma experiência internacional de educação. Nossa proposta tem como objetivo o desenvolvimento de jovens emocionalmente saudáveis, capazes de pensar criticamente sobre a sociedade globalizada que os cerca e impacta-la positivamente.
Por meio de experiências educacionais múltiplas, nossos alunos desenvolvem habilidades e competências que permitem a prática contextualizada do que é apresentado ao longo das aulas, com destaque para
- aulas em diferentes áreas do conhecimento ministradas em Inglês;
- aulas de Tecnologia Educacional (Robótica);
- Educação Financeira apresentada de forma gamificada;
- aulas de Visual Arts, Drama e Music ;
- eventos anuais para a prática de esportes e apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos.
Competições Acadêmicas
Nossos alunos são constantemente incentivados a participarem de competições relacionadas ao conhecimento como uma forma de se desafiarem para além do contexto escolar, com destaque para a prova Canguru de Matemática, OBMEP, Olimpíada de Língua Portuguesa, OBA e MOBFOG, British English Olympics e Torneio Brasil de Robótica.
Bilinguismo
O Múltiplo é bilíngue desde seu nascimento, sendo que a fluência em Língua Inglesa faz parte de nossa identidade.
A proposta bilíngue do Middle School permite a continuidade do trabalho realizado desde a Educação Infantil por meio de disciplinas ministradas 100% em Língua Inglesa. São elas: Language Arts, Literature, Performing Arts, Physical Education, Science and Social Studies (G6 e G7).
Neste contexto, nossos alunos têm a oportunidade de ampliar o vocabulário em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento mais profundo e significativo no idioma.