Rumo à internacionalização

Rumo à internacionalização

Desde o início deste ano, o Colégio Múltiplo recebeu o status oficial de candidato a internacionalização pela agência da Cognia – categoria que foi atingida após aprovação em uma série de etapas que comprovassem o padrão de qualidade que envolve: ensino, infraestrutura, capacitação profissional, entre outros. 

Próximos passos

Em outubro de 2021, teremos a etapa final do processo chamado de Engagement Review. Após essa validação, o Múltiplo será oficialmente uma escola internacional. Desejamos boa sorte e agradecemos desde já o envolvimento de colaboradores, alunos e familiares. Essa conquista é de todos!

Como tudo começou

Desde 2019, o Colégio Múltiplo decidiu participar do processo de internacionalização. Para isso, é preciso comprovar para uma agência internacional de acreditação que a escola está dentro dos padrões buscados por este tipo de instituição. A agência escolhida pela gestão foi a Cognia (https://www.cognia.org/). 

Segundo Marina Azevedo, diretora pedagógica, não há um currículo específico e nem uma fórmula de como uma escola internacional deve ser, apenas uma série de critérios que temos que atingir e comprovar, em termos de número de horas de ensino, o tipo de aulas, qualidade dos profissionais, qualidade da estrutura, envolvimento da comunidade etc. “Acreditamos que com os protocolos baseados nos padrões da Cognia e a abordagem holística de certificação, nossa escola e nossos alunos estarão ainda mais capacitados para o sucesso”, destaca. 

O processo é longo

A primeira fase foi tornar o Múltiplo membro oficial do network da Cognia para que conhecessem o colégio e o colégio conhecesse outras escolas internacionais. “Preparamos um longo relatório que descreveu em detalhes todos os aspectos de nossa escola: informações demográficas, pormenores do currículo, formação de cada professor, qualidade do ensino da língua estrangeira, listagem de todos os recursos da escola (foi bem específico, precisamos citar até a marca dos móveis nas salas de aula), atas de reuniões de gestão, protocolos de segurança, regimento interno, entre outros”, relembra Sílvia Cabral Teresa, Coordenadora do High School. 

Após a validação deste relatório, o Colégio Múltiplo recebeu a primeira visita da equipe da Cognia para uma avaliação preliminar chamada de “Readiness Review”, em dezembro de 2020, feita logo após a comprovação por escrito e do registro da documentação oficial de que foi atingido o padrão de qualidade esperado. 

“Devido à pandemia, a visita foi virtual e a equipe da Cognia passou três dias inteiros entrevistando alunos, pais, colaboradores e membros da gestão. Além disso, fizeram um tour virtual detalhado pelo campus da Unidade Múltiplo e da Unidade Kids”, explica Sílvia. 

Após a visita, a Cognia enviou um relatório de todas as melhorias que gostariam de ver implementadas antes de fornecer a acreditação internacional. Com isso, novos trabalhos surgiram para a equipe do Múltiplo. “Estamos trabalhando para implementar estas ações e coletar a nova documentação solicitada, por exemplo: pediram um plano de evacuação de alunos em caso de incêndio, com base em simulações reais que estipulem o tempo exato de retirar todos do prédio. Já agendamos para o segundo semestre com uma equipe de treinamento do corpo de bombeiros. São desafios que nos ajudarão a sermos ainda melhores”, detalha Sílvia. 

Em outubro de 2021, ocorrerá a etapa final do processo de internacionalização, chamada de Engagement Review, que deverá ser presencial. Uma equipe da Cognia irá até o colégio para acompanhar o funcionamento de tudo por quatro dias, conversando com alunos, colaboradores e famílias, participando das aulas e processos, para se certificarem que, na prática, o Múltiplo atende todos os padrões que buscam para escolas internacionais.

Após essa visita, será entregue o tão sonhado selo de escola internacional, emitindo a dupla certificação (nacional e internacional) para todos os alunos do Múltiplo. 

Sobre a Cognia

A agência escolhida trabalha com escolas e sistemas de todos os tipos e tamanhos em todo o mundo para avaliar claramente a qualidade das instituições e ajudá-las a atender as necessidades de cada aluno. A agência fornece um conjunto explícito de padrões e critérios para acreditação e certificação. 

Com base em um conjunto de padrões rigorosos baseados em pesquisa e critérios baseados em evidências, o processo de acreditação examina toda a instituição: suas políticas, programas, práticas, condições de aprendizagem e contexto cultural – para determinar quão bem as partes trabalham juntas para realizar a visão da instituição e atender às necessidades de cada aluno. É mais do que passarmos por uma inspeção única. O credenciamento reconhece provedores de educação que demonstram e sustentam seus compromissos com a melhoria contínua e melhores resultados para o aluno. Atender e superar esses padrões resulta em um valioso reconhecimento de excelência”, comemora Marina.