Hora de votar!

Hora de votar!

Desde cedo nossos alunos são convidados a atuar em cenários de escolhas, decisões e compromissos ligados à comunidade escolar. Durante as primeiras semanas de aulas de 2021 aconteceu o processo de eleição de representantes das turmas do Fund. anos finais e EM. Trata-se de um processo de escolha de dois alunos por turma para representar os colegas em reuniões com a Coordenação e Orientação Educacional do colégio. As reuniões acontecem mensalmente, tendo como propósito alinhar expectativas, ouvir os alunos, solucionar questões, planejar e criar projetos em parceria com os estudantes.

Os escolhidos têm como atribuições: participar nas reuniões, apresentar propostas para as pautas das reuniões e manter a comunicação entre a Coordenação e Orientação Educacional via e-mail e/ou através de outros canais oficiais do colégio.

A escolha dos representantes acontece anualmente e é aberta para todos os alunos dos segmentos Fund. anos finais e EM. “É importante que os alunos saibam a importância de pensar em direitos e deveres, e, a um só tempo, aprendam a ouvir e a expressar adequadamente as expectativas de seus colegas”, explica Elaine Gonçalves, orientadora educacional e responsável pelo processo de eleição dos representantes discentes. 

Em parceria com a orientadora educacional e com a Coordenação do EM, também participou do projeto a estagiária Giovana Garcia, que inovou na proposta de eleição. “Realizamos um projeto diferenciado. Pedimos que os alunos fizessem uma campanha, eles produziram conteúdo/marketing, com o objetivo de expor ideias e contar aos colegas porque gostariam de estar entre os mais votados . Tudo de forma online, desde a candidatura até a eleição”, conta Giovana. 

Para dar andamento na ação, Giovana criou um website que contemplou todas as publicações dos alunos de todas as turmas envolvidas, além dos tutoriais produzidos com a explicação aos alunos sobre a atividade e o resultado das eleições. “Nosso objetivo era promover a criatividade e participação dos alunos, atribuindo responsabilidade aos alunos diante dos principais assuntos do contexto escolar. Ficamos felizes com os resultados e me senti honrada em contar com as contribuições da Giovana que inovou nas ideias e execução”, destaca Elaine. 

Fica aqui os nossos parabéns para todos os participantes e aos eleitos: muita dedicação e realizações durante o ano letivo!