Circular 09.21.03.2020 Boletim COVID-19 – Carta aos pais.

Circular 09.21.03.2020 Boletim COVID-19 – Carta aos pais.

Queridos pais, alunos e colaboradores,

O nosso empenho e preocupação em manter em construção o processo de aprendizagem dos nossos alunos têm sido constantes, como também mantém-se o comprometimento com a qualidade das nossas ações pedagógicas. Nessa semana, estamos experienciando uma proposta feita com muita cautela e em observação constante das respostas dos alunos a esse novo formato. Fizemos muitas reuniões nesse período entre professores, coordenação e gestão para continuamente avaliarmos cada detalhe. 

É de extrema importância colocar aqui que todos – alunos, família, professores – estamos em processo de adaptação. É comum e esperado que os alunos levem mais tempo que o habitual para cumprir suas atividades, assim como é normal que surjam algumas dúvidas e ansiedades. Fiquem tranquilos, pois estamos prontos para atendê-los nesse processo. Daqui a alguns dias, todos veremos como os alunos podem construir uma autonomia ímpar em relação às ferramentas tecnológicas e desenvolver uma rotina de organização admirável. 

Ressaltamos o cuidado em filtrar o bombardeio de informações disparadas a todo momento. É preciso ter clareza e precisão. É preciso também ter serenidade e paciência. 

Próximos passos: nós do Múltiplo fazemos parte de uma rede de escolas que vêm discutindo a melhor maneira de lidar com este contexto. Integramos dois grupos de escolas particulares, um de Campinas e outro do Estado de São Paulo, que nasceram em meio à crise como proposta de espaço de diálogo e de trocas. Estes grupos vêm conversando diariamente sobre o andamento das atividades escolares e sobre estratégias a curto e médio prazo. Há, como em qualquer espaço de pluralidade, uma divergência de opiniões quanto à maneira ideal de proceder nas próximas semanas. O principal tópico na pauta dessas discussões recentes da categoria é a possibilidade de antecipação das férias escolares, com o intuito de preservar alunos, famílias e corpo docente neste momento nacional tão instável e pouco previsível. Por outro lado, há a preocupação em manter as atividades escolares remotas para contribuir para uma rotina das famílias e para não interromper os processos de aprendizagem.

O Colégio não prevê nenhuma tomada de decisão imediata neste sentido. Acreditamos que é preciso observar a estrutura de Aprendizagem à Distância por mais alguns dias, fazendo sempre os ajustes necessários, e reavaliar a conjuntura mais ampla conforme novos fatos forem se apresentando. Isto não quer dizer que agiremos de maneira isolada sem considerar o cenário mais amplo. Entendemos que somos parte de um todo e que devemos somar forças às decisões coletivas. Enfatizamos isto porque, em uma eventual decisão de categoria, seguiremos as decisões de grupo junto com outras escolas pares. 

Por hora, manteremos a estrutura de acompanhamento remoto como está e revisaremos nosso posicionamento em relação a esta e a outras questões na próxima semana onde retomaremos a comunicação com vocês. Sabemos que não haverá unanimidade, nem entre os dirigentes de todas as escolas e nem entre as famílias, sobre qual seria a decisão mais acertada. Contamos, porém e como sempre, com a parceria entre escola e família. A instrução é aguardar até que tenhamos uma tomada de decisão que mude nossas circunstâncias. 

Nosso foco é a gestão emocional de todos nestes tempos de crise. Dizemos “emocional” pois ainda não podemos medir as consequências de um estendido período de quarentena. Queremos garantir boas condições de trabalho para nossos colaboradores e uma relação pedagógica saudável e produtiva com nossos alunos, além de amparar nossas famílias que agora têm que ressignificar sua relação com o contexto familiar e se reorganizar física, mental e até financeiramente. 

Aos pais da Educação Infantil:

Quero agradecer a vocês por compartilhar os vídeo e as fotos dos momentos de aprendizagem. Este é o segmento que mais nos sensibiliza e preocupa com relação a autonomia e organização das famílias. A decisão de deixar nossos professores online por uma período de 2 horas diárias foi com o intuito de preservar o vínculo e manter o processo de adaptação já estabelecido presencialmente, e ajudar as famílias com ideias e atividades. Sabemos da nossa responsabilidade, portanto o calendário do Colégio será reorganizado para atender o nosso compromisso educacional de 800 horas anuais com os nossos alunos e familiares.

Integral 

Para os alunos do período integral que estão com as atividades suspensas pretendemos repor esses horários durante o mês de julho e nas emendas de feriado. Caso o período não presencial se alongar e a reposição ficar inviável adotaremos mecanismos de compensação financeira. O assunto é delicado porque os custos associados a essas atividades continuam, ainda estamos em negociação com os nossos parceiros e pretendemos emitir um posicionamento definitivo mais adiante.

O acompanhamento de Orientação Educacional do Colégio está acontecendo através de agendamento via Agenda Edu, com Mona (Educação Infantil e Ensino Fund. Anos iniciais) e Elaine (Ensino Fund. Anos Finais).

Agradecemos a todos pelo feedback, esta comunicação direta é chave fundamental do nosso processo de desenvolvimento. 

Juntos iremos longe!

Marina Azevedo

Direção Pedagógica

SUGESTÕES DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

AOS PAIS E ALUNOS:

Parceria. É muito importante que os adultos continuem a contribuir com as crianças na construção de sua rotina domiciliar de estudos para facilitar esse processo. Temos observado a grande frequência dos alunos nas lives e o cuidado no cumprimento das atividades, aspecto que reflete o engajamento dos pais com a educação de seus filhos mesmo nesse momento peculiar que estamos vivendo. Parabéns! 

Rotina. É essencial estabelecer uma rotina com atividades fixas, como por exemplo: hora de dormir, comer, tomar banho, fazer as tarefas e relaxar, etc. Tentem ouvir uma boa música, fazer um curso online, ler aquele livro “esquecido” assistir aquela série ou filme que que te recomendaram, meditação, faça alongamentos e exercícios físicos – pela manhã ou no final do dia. Dentre as atividades, lembre-se que algumas poderão ser negociadas e outras não. É crucial estabelecer horários.

O ambiente onde o aluno realizará a atividade é essencial para o bom andamento do processo. É importante ter uma mesa para estudos; procure mantê-la limpa e organizada. Na mesa para estudos deve ficar apenas os materiais que serão utilizados e, além disso, deve ser um local que não prejudique a concentração. Tenha uma iluminação adequada, clara. Preocupe-se também com a temperatura do ambiente; você precisa se sentir confortável. Coloque lembretes com cores (revisão, lembretes, estudar mais), procure usar sempre as mesmas cores para os diferentes objetivos, isso ajuda na memorizar.

Evite redes sociais, telefone e whatsapp no momento de dedicação ao estudo. Neste momento, concentre-se na atividade que está fazendo.  Caso se lembre de algo durante os estudos ou realização de atividades, anote para ver depois. Procure estudar longe da TV ou de lugares com grande circulação de pessoas.