Programa Aluno-Tutor

Recentemente, inauguramos uma nova proposta de atuação (e de integração) em nossa escola: o Programa Aluno-Tutor. Trata-se de uma iniciativa que visa estabelecer parcerias entre alunos de High School (9° ano e Ensino Médio) e alunos de Elementary e Middle School (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais), proporcionando uma troca rica de conhecimentos e experiências.

Funciona assim: os alunos de High School que têm interesse em participar do programa se inscrevem em uma disciplina eletiva indicando em qual área da escola gostariam de atuar e apontando como podem contribuir para sua comunidade. Então, após uma avaliação e uma seleção feita pela coordenação, estes alunos são organizados por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) e a eles são estipulados detalhes do programa: horários de atuação, grupo de tutelados, conteúdos e atividades a serem desenvolvidos etc.

É uma iniciativa que coloca em contato mais estreito coordenação, equipe docente e alunos de diferentes segmentos, todos trabalhando juntos para fazer do Múltiplo um lugar cada vez mais acolhedor e eficiente. Desta maneira, os alunos mais velhos podem compartilhar o conhecimento que têm e ajudar os alunos mais novos a se desenvolverem cada vez mais, através de sessões de reforço e de práticas constantes. Em contrapartida, estes alunos do Ensino Médio aprenderão muito com esta vivência, desenvolvendo habilidades importantes para a vida.

Estamos ainda em fase de adaptação, pois o programa teve início oficial na semana de 13/09, com as primeiras aulas de tutoria acontecendo de forma online, mas temos certeza que será um sucesso!

Confira abaixo os depoimentos de alguns alunos-tutores do ensino médio:

Julia Forti (9° ano), tutora de Inglês para alunos de 5° e 6° ano

“Eu não estava planejando fazer nenhum curso extra neste semestre, mas adorei a ideia de ajudar os mais novos em uma matéria que eu sempre fui bem. Tenho um certa experiência nesse quesito pois dou aula de inglês para dois dos meus vizinhos já tem um tempo, então estava bem tranquila em fazer isso. Dei só uma aula de tutoria até agora (15/09) e adorei, os alunos são engraçados e foi como um tempo de descontração. Estou animada para a próxima semana.”

Luiza Antoniazzi (9° ano), tutora de Língua Portuguesa para alunos de 4° e 5° ano

“Eu escolhi fazer parte do programa aluno-tutor pelo fato de querer aprender como ser mais altruísta e como ajudar os outros da melhor forma possível, e também para conseguir acrescentar mais habilidades no meu currículo.”

Isabela Ronchi (1EM), tutora de Matemática para alunos do 5° ano

“Decidi me inscrever neste conjunto flexível porque sempre gostei de ensinar e acredito que essa seja uma ótima oportunidade para eu desenvolver melhor essa característica, além de outras habilidades sociais. Também penso que essa atividade pode ajudar a melhorar o meu currículo acadêmico, importante para conseguir oportunidades internacionais. As minhas expectativas são de que eu consiga ajudar meus tutelados a entender melhor a matemática para que elas cheguem no Fundamental Anos Finais com uma base sólida. Sei como não entender uma matéria pode ser estressante, então espero deixar isso mais calmo para elas.”

Henry Klinger (2EM), tutor de Ciências e Matemática para alunos de 7° ano

“Eu decidi me inscrever nesse núcleo flexível porque eu gosto de ensinar, me sinto bem ao fazê-lo. Espero desenvolver um relacionamento de aprendizado com o tutelado, de forma que eu possa ensinar alguma coisa que o ajude, nem que seja fora do ambiente escolar. Acredito ser um programa importante para a escola. Em primeiro lugar, porque o ato de ensinar, possibilitado por essa iniciativa, atribui muito mais conhecimento a quem ensina quando comparado ao estudo individual. Em segundo lugar, porque alunos com algum tipo de dificuldade ganham a oportunidade de receber um auxílio único: aprender com outro aluno que se aproxima de sua realidade.”

Beatriz Vicentin (2EM), tutora de Matemática para alunos de 7° e 8° ano

“Eu escolhi essa atividade porque com ela eu posso aprimorar minhas habilidades com a disciplina, além de estar ajudando outros alunos que têm mais dificuldade. Acho que a escola foi muito inteligente ao fazer isso, porque essa atividade desenvolve habilidades de todos os alunos envolvidos, tanto os que ensinam quanto os que aprendem.”

Rafael Romani (3EM), tutor de Artes para alunos de 5° a 7° ano

“Eu sempre amei ajudar os outros, e sempre ensinei os amantes das artes. Sempre que alguém precisa de ajuda com alguma matéria geralmente eu tento ajudar, mas poder fazer isso de uma forma mais oficial me chamou muito a atenção, ainda mais porque penso em trabalhar durante alguns anos como professor de artes. Tenho expectativa em aprender muito sobre interação com alunos e o processo de ensino, além de ganhar muita experiência na área, e aprender mais sobre arte ensinando os outros. Dizem que os professores aprendem muito com os alunos. Acho uma ótima ideia dar tal oportunidade para os alunos.”