Planting a Tree and Vegetable Garden Projects

Durante as aulas da disciplina de Science com a professora Fernanda Rymer, os alunos do High School trabalharam os chamados ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 12 e 13 da ONU que abordam o Consumo e Produção Responsáveis seguido da Ação Contra a Mudança Global do Clima. As propostas se referem à defesa do meio ambiente em busca de um desenvolvimento sustentável. A partir das discussões sobre os temas em sala de aula, seguido do Estudo do Meio, realizado para o Centro de Educação Ambiental da Prefeitura de Campinas em Joaquim Egídio, nossos alunos mostraram interesse em contribuir mais efetivamente para o meio ambiente e realizaram planos efetivos de conservação.

Desse modo, a segunda e terceira série do Ensino Médio optaram por plantar árvores frutíferas da Mata Atlântica. O objetivo inicial era plantar árvores na rua da escola, porém, verificamos, com muito pesar, a impossibilidade de implementação de nossa ideia, uma vez que muitos moradores ainda acreditam que árvores “atrapalham” ou “sujam” suas calçadas. Então, os alunos deram início ao Projeto Planting a Tree, plantando mudas de árvores frutíferas de amora, pitanga e cereja do Rio Grande, em nosso estacionamento da Unidade Kids. E para finalizar essa prática, os alunos e a professora organizaram um picnic de Halloween bastante animado.

A turma da primeira série do EM não ficou de fora do projeto. Os alunos iniciaram uma horta totalmente orgânica, sem agrotóxicos, utilizando técnicas orgânicas para proteção das plantas e do solo. Desta maneira, nossos alunos escolheram algumas espécies de vegetais e ervas que iriam plantar e realizaram uma pesquisa sobre os diferentes tipos de pesticidas naturais existentes, com o objetivo de evitar qualquer utilização de substâncias químicas tóxicas. Para aprofundar o projeto, os alunos sentiram necessidade em utilizar fertilizantes naturais de adubação a partir da compostagem, gerada com a decomposição de matéria orgânica. O projeto foi chamado de  Vegetable Garden e foi implementado com grande engajamento dos alunos tendo como resultado a plantação de dois tipos de alfaces, salsinha, cebolinha, erva-doce, hortelã, pimenta biquinho, berinjela, cenoura, citronela, alecrim, capuchinha, peixinho e morango. Este também encontra-se localizado no estacionamento da Unidade Kids.

A partir de ações efetivas de contribuição para o meio ambiente, notamos a necessidade e a importância do incentivo para a continuidade de projetos como este junto aos alunos, sempre buscando a formação de cidadãos conscientes sobre a importância de preservação do meio ambiente e, assim, aprofundando suas percepções para questões de sustentabilidade.