Olímpiadas de Plantão

No Colégio Múltiplo, frequentar os plantões tem se tornado uma bela oportunidade de aprender divertidamente e com criatividade. A vivência que os alunos do 6º ano tiveram no último plantão de Páscoa demonstra isso.

A plantonista de Ciências Humanas, Giovana Garcia, inovou e propôs aos participantes as Olimpíadas de Plantão. “Fizemos uma competição com perguntas e respostas. O estudante que levantasse a mão primeiro, responderia às perguntas que eram baseadas nos conteúdos de História e Geografia que eles estudaram durante o primeiro bimestre. A ideia era cada aluno ganhar 10 pontos por pergunta respondida corretamente e, caso errasse, passava a vez para o colega tentar responder corretamente”, explicou Giovana.

A competição movimentou os participantes e o clima foi de diversão e aprendizagem. Então, o pódio foi montado: Lucas Wagner (6º A) garantiu o topo e levou a medalha de ouro da competição. Na sequência, com a prata ficou Pedro Kiebler (6º B) e o bronze foi para Ana Clara Brandão (6º B). “Todas essas medalhas foram enviadas no formato de um certificado”, detalhou Giovana.

Para a nossa alegria, o feedback positivo da atividade foi imediato: “A professora de História disse que os alunos que participaram das olimpíadas se mostraram mais participativos nas aulas que seguiram o plantão durante a semana. Inclusive já tivemos pedidos de mais uma edição das olimpíadas”, comenta Giovana, que está radiante com o resultado.

Segundo a plantonista, o processo desenvolvido dessa maneira tem se mostrado envolvente e eficaz. Muitas vezes, os alunos não parecem tão dispostos a ter aula às 10h da manhã no sábado, por isso os jogos e brincadeiras se tornam atrativos e motivadores”, conclui.

A Orientadora Educacional, Elaine Gonçalves, destacou que a plantonista e os estudantes também merecem os parabéns, inclusive, pela iniciativa de montar uma playlist colaborativa no Spotify para ouvirem durante os plantões. “Isso também contribui para que as manhãs de sábado se tornem literalmente mais harmônicas e especiais”, relatou.

Desejamos que os alunos e a colaboradora Giovana Garcia continuem empenhados!