Novos integrantes na Ragnarök

A famosa Ragnarök, equipe de Base de Robótica do Colégio Múltiplo, está prestes a receber novos integrantes. Para isso, foi aberto um processo seletivo aos alunos que têm interesse pela área de ciências e tecnologia. Através dos treinos e da participação em competições, os alunos desenvolvem diversas habilidades como o raciocínio lógico, a concentração, a capacidade de resolução de problemas, o trabalho colaborativo, a criatividade e a disciplina, além do conhecimento técnico em áreas que extrapolam o currículo escolar tradicional. Atualmente nossa equipe conta com 10 alunos, de 7° a 9° ano, cujo perfil procurado é saber trabalhar de maneira colaborativa, com resolução de problemas, criatividade e rigor na parte de pesquisa.

Entenda o processo seletivo
Os alunos que tinham interesse em se tornar membros da Ragnarok fizeram a inscrição no processo através de um formulário. O processo tem duas fases.

Já foi
De 12 a 16 de abril, tivemos a primeira etapa. Cada aluno inscrito preparou um material de apresentação e uma exposição oral, cujos pré-requisitos eram:

• Tema Geral: “Ciência e Tecnologia”. Os alunos podiam fazer sobre qualquer tema específico dentro deste macrotema.
  • Era necessário utilizar a ferramenta “Google apresentações”.
  • A explanação oral de cada aluno/a deveria durar entre 8 e 10 minutos.

Nesta primeira etapa, tudo aconteceu virtualmente. Os alunos foram avaliados por três juradas — a técnica da equipe: a professora Elaine Oliveira; a orientadora educacional: Elaine Gonçalves; e a coordenadora pedagógica: Sílvia Cabral Teresa; que se guiaram por uma rubrica de avaliação (as notas de cada candidato e os respectivos comentários foram divulgados individualmente após o término do processo).

Os membros oficiais da Equipe Ragnarök também puderam dar suas opiniões ao longo desta etapa. A parte de explanação da apresentação de cada candidato foi aberta a todos os alunos e familiares que desejaram assistir. Para a parte de perguntas e respostas (arguição e entrevista), somente o/a candidato/a e os familiares puderam permanecer na videoconferência com as juradas (os demais alunos precisavam sair).

Foram selecionados quatro alunos para a próxima etapa: Amanda Balcão (7°A), Luca Facchini (7°A), Yasmin Reis (7°A) e Luiza Antoniazzi (9°A), cujos projetos trabalharam com os seguintes temas:

** Amanda: órgãos artificiais;
** Luca: exemplos de avanços tecnológicos, como acelerador de partículas;
** Yasmin: a Indústria 4.0
** Luiza: IoT e sustentabilidade

Parabenizamos os alunos pela coragem de participar deste processo e pela qualidade com que exploraram temas tão complexos.

Próxima fase
Agora, estes alunos que passaram para a próxima fase deverão comparecer a todos os treinos da Equipe Ragnarök até o fim do 2° bimestre. Conforme a evolução, ao final de junho, dois passarão para a equipe oficial e dois serão convidados a acompanhar os treinos como “anjos”, em preparação para uma participação no ano que vem ou uma eventual substituição. Após as férias escolares, em agosto, a equipe oficial intensificará sua preparação para o TBR (Torneio Brasil de Robótica), que este ano será 100% virtual.

Significado de Ragnarök
Na mitologia nórdica, Ragnarök significaria o evento de destruição do planeta, mas, logo após, ele renasceria cheio de fertilidade. “Nós da equipe olhamos para o nome como uma inspiração, onde vemos que todos os que passaram por aqui deixaram a sua marca, e todos que vão entrar ainda contribuirão da melhor forma possível para a equipe”, explicam os atuais integrantes.