Múltiplo tem quatro equipes participantes na Olimpíada ONHB

• No Múltiplo

Múltiplo tem quatro equipes participantes na Olimpíada ONHB

Nosso Colégio vem com tudo para participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Representando nossa instituição, tivemos quatro equipes:

• “Antonietas”, formada pelas alunas Giovanna Ribeiro Souza Lima, Livia Capovilla Calipo Pessoa de Sousa e Luiza Silva Correa Candido, todas do 9° ano (Orientadora: professora Raquel Piacenti)
  • “Multiplicando a História”, formada pelos alunos Luiza Antoniazzi (9° ano), Enzo Luz (1ª série do ensino médio) e Maya Azevedo (2ª série do ensino médio).(Orientadora: professora Raquel Piacenti)
  • “Balaiados”, formada pelos alunos Nicolas Fantinatti Garboggini (9° ano), Beatriz Tófano Lemos e Isabela Tomazella Ronchi, ambas da 1ª série do ensino médio (Orientador: professor Lucio Arantes)
  • “Os capitalistas soviéticos”, formada pelos alunos Henrique Baumotte Jansen Alencar (1ª série do ensino médio), David Merzel e Henrique Arantes Araujo Sucupira, ambos da 3ª série do ensino médio (Orientador: professor Lucio Arantes).

A competição teve início no dia 03/05 com 70 mil participantes. Todas as equipes do Colégio Múltiplo avançaram para a terceira fase que teve 5.934 equipes. Para a quarta fase, avançamos com três equipes. Seguimos confiantes. Estamos muito orgulhosos!

Nessa 13ª edição, foi mantido o formato de seis fases online, com duração de uma semana cada, compostas por questões e tarefas diversas. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Cada questão traz quatro alternativas, e mais de uma alternativa está correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que consideram a mais adequada em resposta à questão. A ONHB também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades).

O professor Lucio Arantes afirma que “enquanto docente de História, vejo na ONHB a possibilidade de aprofundar as interações entre alunos e professor. A partir das atividades propostas em cada fase da Olimpíada, consigo desenvolver com as equipes reflexões que potencializam a aprendizagem, além de treinar outras habilidades que são essenciais durante a vida acadêmica dos alunos, como a leitura de documentos históricos, a escrita e o debate entre os membros das equipes”. Já a professora Raquel Piacenti pontua que o trabalho do historiador se inicia no contato com a fonte histórica, seja ela um documento escrito, uma música, uma pintura ou, até mesmo, uma dança. “A ONHB é a vivência do ofício do historiador: é o encontro do aluno com as fontes que nos permitem compreender as diferentes passagens da história do Brasil. Dessa maneira, a ONHB se torna um espaço de discussão, aprendizado e reflexão. Por ser realizada em grupos e contar com encontros semanais, podemos, juntos, trabalhar conceitos e interpretações múltiplas diante dos marcos históricos”, relata a professora.

A Olimpíada se encerrará em agosto, com a última fase sendo presencial, na Unicamp, onde os alunos finalistas realizarão uma prova dissertativa. “Estamos muito animados com a participação dos nossos alunos! Eles estão com excelente desempenho que é fruto de dedicação e organização deles mesmos, além da competência e empenho de seus professores”, destaca Sílvia Cabral Teresa, coordenadora de High School .