Colégio Múltiplo
Close

Múltiplo tem quatro equipes participantes na Olimpíada ONHB

  • Home
  • No Múltiplo
  • Múltiplo tem quatro equipes participantes na Olimpíada ONHB

Múltiplo tem quatro equipes participantes na Olimpíada ONHB

Nosso Colégio vem com tudo para participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Representando nossa instituição, tivemos quatro equipes: 

  • “Antonietas”, formada pelas alunas Giovanna Ribeiro Souza Lima, Livia Capovilla Calipo Pessoa de Sousa e Luiza Silva Correa Candido, todas do 9° ano (Orientadora: professora Raquel Piacenti)
  • “Multiplicando a História”, formada pelos alunos Luiza Antoniazzi (9° ano), Enzo Luz (1ª série do ensino médio) e Maya Azevedo (2ª série do ensino médio).(Orientadora: professora Raquel Piacenti)
  • “Balaiados”, formada pelos alunos Nicolas Fantinatti Garboggini (9° ano), Beatriz Tófano Lemos e Isabela Tomazella Ronchi, ambas da 1ª série do ensino médio (Orientador: professor Lucio Arantes)
  • “Os capitalistas soviéticos”, formada pelos alunos Henrique Baumotte Jansen Alencar (1ª série do ensino médio), David Merzel e Henrique Arantes Araujo Sucupira, ambos da 3ª série do ensino médio (Orientador: professor Lucio Arantes).

A competição teve início no dia 03/05 com 70 mil participantes. Todas as equipes do Colégio Múltiplo avançaram para a terceira fase que teve 5.934 equipes. Para a quarta fase, avançamos com três equipes. Seguimos confiantes. Estamos muito orgulhosos! 

Nessa 13ª edição, foi mantido o formato de seis fases online, com duração de uma semana cada, compostas por questões e tarefas diversas. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Cada questão traz quatro alternativas, e mais de uma alternativa está correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que consideram a mais adequada em resposta à questão. A ONHB também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades).

O professor Lucio Arantes afirma que “enquanto docente de História, vejo na ONHB a possibilidade de aprofundar as interações entre alunos e professor. A partir das atividades propostas em cada fase da Olimpíada, consigo desenvolver com as equipes reflexões que potencializam a aprendizagem, além de treinar outras habilidades que são essenciais durante a vida acadêmica dos alunos, como a leitura de documentos históricos, a escrita e o debate entre os membros das equipes”. Já a professora Raquel Piacenti pontua que o trabalho do historiador se inicia no contato com a fonte histórica, seja ela um documento escrito, uma música, uma pintura ou, até mesmo, uma dança. “A ONHB é a vivência do ofício do historiador: é o encontro do aluno com as fontes que nos permitem compreender as diferentes passagens da história do Brasil. Dessa maneira, a ONHB se torna um espaço de discussão, aprendizado e reflexão. Por ser realizada em grupos e contar com encontros semanais, podemos, juntos, trabalhar conceitos e interpretações múltiplas diante dos marcos históricos”, relata a professora.

A Olimpíada se encerrará em agosto, com a última fase sendo presencial, na Unicamp, onde os alunos finalistas realizarão uma prova dissertativa. “Estamos muito animados com a participação dos nossos alunos! Eles estão com excelente desempenho que é fruto de dedicação e organização deles mesmos, além da competência e empenho de seus professores”, destaca Sílvia Cabral Teresa, coordenadora de High School . 

Related Posts