Lower Elementary: Aulas de Robótica

Um dos componentes curriculares que mais atraem nossos alunos é a Robótica. Por meio destas atividades, desenvolvemos habilidades específicas das áreas da Tecnologia, Ciência e Matemática, tão fundamentais quando se pensa na formação de futuros jovens.

Para os alunos mais novos, seguir com o currículo proposto neste misto de aulas remotas e presenciais tem sido bastante desafiador, especialmente porque tratam-se de atividades práticas. Contudo, a parceria com a empresa Zoom Education, associada ao comprometimento e dedicação da nossa equipe de professoras e assistentes, tem tornado tudo isso possível e garantido experiências significativas aos nossos alunos.

Segundo Renata Bonacin, Coordenadora do Ensino Fundamental, durante as aulas remotas é seguido um currículo desenhado especialmente para este modelo. “Trabalhamos temas que são a base do que se pretende desenvolver ao longo dos anos, tais como equilíbrio, força, funcionamento de engrenagens, entre outros. Nas aulas online, os alunos são convidados a, de forma prática e concreta, experienciar os conceitos apresentados”. Para isso, são utilizados materiais recicláveis e outros facilmente encontrados em casa.

Já nas aulas presenciais, o tema do projeto de Robótica deste ano é Cidades. Utilizando-se de materiais Lego e um conjunto de outros recursos, os alunos cumprem desafios relacionados à construção de cidades e de elementos que elas contêm. Além do desenvolvimento de conhecimentos específicos, a criatividade está no centro de todas as iniciativas relacionadas ao currículo de Robótica, além do aprendizado de que a cidade que queremos é construída coletivamente.