Especial Conjunto Flexível: Educação Financeira

Nosso Ensino Médio começou em 2019 e os alunos têm aula em período integral. Além do núcleo comum de disciplinas, oferecemos cursos eletivos como parte dos itinerários formativos, para que assim possam personalizar seu ensino e ir desenvolvendo sua própria trajetória individual rumo à universidade e ao mercado de trabalho. Estes cursos são multisseriados, abertos para alunos de 9° ano a 3ª série do Ensino Médio. Começamos hoje contando um pouco mais sobre Educação Financeira

A disciplina de Educação Financeira foi planejada para que os alunos pudessem desenvolver as habilidades de análise, controle e planejamento financeiro, assim como refletirem sobre financiamento e investimento. Na perspectiva do Prof. Dr. Eli Borochovicius, responsável pela disciplina, “o Colégio Múltiplo se diferencia também por ter um olhar para o empreendedorismo e inovação, possibilitando que o aluno tenha uma formação básica tanto técnica quanto humana, voltada para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais”.

Assista ao vídeo!

Considerando que alguns alunos poderão optar por fazer as suas faculdades em outras cidades/estados/países e assumirão responsabilidades financeiras, a disciplina foi desenvolvida em formato de game com o objetivo de produzirem fluxo de caixa e pouparem para investir. Os alunos tiveram que decidir, em grupo, o espaço que desejariam viver: imóvel alugado, financiado, airbnb ou república. Para cada local, preços, contas e níveis de conforto semelhantes à realidade que deverão enfrentar futuramente. Os alunos recebiam as informações de conta de água, energia, gás e tantas outras que precisamos mensalmente administrar, além de eventos aleatórios que poderiam trazer receitas ou despesas inesperadas.

Para o professor “é incrível como os alunos têm facilidade com planilhas e são desenvoltos com decisões que afetam as suas vidas financeiras. Acredito que a aprendizagem na escola possa refletir também nos hábitos de consumo saudáveis familiares e como consequência, teremos indivíduos capazes de compreender e transformar a realidade, atuando na superação das desigualdades e do respeito ao ser humano”.

É esperado que os alunos desenvolvam o consumo consciente e essa disciplina permitiu que houvesse reflexão sobre a sustentabilidade financeira, social e ambiental.

Nosso professor também é estrela da Globo! Assista a matéria aqui.

Maya Azevedo (2a série do EM): “Acredito que todos deveriam ter a oportunidade de trabalhar com a educação financeira, pois essa matéria nos ensina a maneira como uma pessoa entende o universo do dinheiro e aprende a usar as ferramentas possíveis para lidar com ele. Esse curso realmente me ensinou e mostrou como manusear o seu dinheiro é essencial para ter uma vida estável, e sou grata por ter tido a oportunidade de aprender. Foi uma ótima experiência trabalhar com os outros alunos, principalmente nas dinâmicas em equipe. Consegui conhecer e trabalhar com novas pessoas, onde em qualquer outra ocasião eu não teria a oportunidade de conhecer as pessoas que eu conheci. Gostei bastante da dinâmica que ele passou, quando nos dividimos em grupo e fomos colocados em situações financeiras do nosso dia a dia. Era uma dinâmica onde tivemos bastante debates, mas foi uma ótima oportunidade para trabalhar em equipe e fazer decisões em conjunto, e também ter um gostinho de como são os imprevistos que podem surgir de repente na vida.”

Luisa Janousek  Pinheiro (9° ano): “Eu acho que a educação financeira é muito importante porque nenhuma outra matéria escolar ensina ao aluno a investir e cuidar do seu dinheiro, então a educação financeira ajuda os alunos a gerenciar seu próprio dinheiro. Eu achei muito legal participar desse curso com alunos de outras séries, porque eu era de uma série mais nova que eles, então eles puderam me ajudar a compreender melhor o conteúdo. Do curso todo, o que eu mais gostei foi de poder criar uma realidade onde eu pude gastar meu dinheiro, e sentir como é ter meu próprio dinheiro e saber controlá-lo.”

David Merzel (3a série do EM): “A meu ver, a educação financeira é importante pois ela permite ao indivíduo ser independente, provendo uma habilidade essencial para a vida adulta. Pessoalmente, a educação financeira vai me ajudar nas minhas futuras decisões acerca do dinheiro, em relação à forma como vou manejá-lo e à maneira pela qual ele vai afetar minha vida. Acho legal ter a oportunidade de interagir com diferentes pessoas, de diferentes séries. O que eu mais gostei no curso foram as aulas nas quais nós tivemos um estudo mais formal da matemática financeira, e estudamos conceitos fundamentais como fluxo de caixa, juros simples, juros compostos e suas respectivas fórmulas. Também aprendemos a mexer na calculadora financeira HP-12C.”

E no próximo Stay Tuned: fique por dentro de Cinema e Literatura.