Colégio Múltiplo
Close

Entenda mais sobre o Método Montessori: Vida Prática e Sensorial

  • Home
  • Aos Pais
  • Entenda mais sobre o Método Montessori: Vida Prática e Sensorial

Entenda mais sobre o Método Montessori: Vida Prática e Sensorial

O currículo Montessori cobre cinco áreas principais de aprendizagem, que incluem: Vida Prática e Sensorial, Matemática, Linguagem, Ciências, História e Geografia. Hoje veremos: vida prática e sensorial. 

Vida prática

As atividades práticas ajudam a criança a aprender a cuidar de si mesma e do meio ambiente. Essas atividades permitem que a criança  se torne mais independente, levando a uma maior autoconfiança e à capacidade de enfrentar novos desafios. O objetivo dessas atividades é melhorar a coordenação, a concentração, a independência e, indiretamente, preparar as crianças para a escrita e a leitura.

Sensorial

O objetivo do trabalho sensorial é que a criança adquira informação clara, consciente e se torne capaz de fazer classificações em seu ambiente. Acredita-se que as experiências sensoriais começam no nascimento. Através de seus sentidos, a criança estuda seu ambiente. Através deste estudo, ela começa a entender seu ambiente. A criança, para Montessori, é um “explorador sensorial”.

As atividades sensoriais refinam os cinco sentidos: tátil, visual, auditivo, olfativo e gustativo. As crianças são particularmente receptivas ao desenvolvimento de seus sentidos desde as idades de 0 a 6 anos, e é importante dar às crianças nesse período de desenvolvimento o maior número possível de experiências sensoriais.

Related Posts