Encontro virtual do Lower Elementary com a Tarsilinha

No dia 19 de outubro, as turmas do Lower Elementary tiveram um bate-papo encantador com Tarsilinha, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral. Ao longo deste encontro, as crianças tiveram a oportunidade de compartilhar as releituras das obras de Tarsila do Amaral, produzidas por elas, e fizeram muitas perguntas sobre a vida e obras da artista, além de questões direcionadas à própria Tarsilinha.

Em resposta às perguntas dos nossos alunos, Tarsilinha iniciou a sua fala recordando do carinho da tia para com ela e dos muitos quadros que ela admirava quando pequena na casa de Tarsila e que hoje são apreciados por todos nós. Ela relata também a proximidade que tinha com a tia, que faleceu quando Tarsilinha tinha 8 anos de idade.

Atualmente, Tarsilinha é responsável por todo o legado de sua tia, desde a organização e curadoria de exposições, bem como a interação com outras escolas, compartilhando detalhes, fatos e curiosidades sobre a vida e obras de Tarsila do Amaral. Tarsilinha disse aos nossos alunos que não herdou o talento para o desenho e pintura da tia, mas que já escreveu alguns livros sobre ela.

Relatou para as crianças que a nossa região (Campinas, Indaiatuba, Capivari) foi um local de inspiração para algumas obras da Tarsila do Amaral, onde ela podia observar a vegetação, as montanhas, os lagos, entre outros elementos. Tarsilinha destaca que os sonhos e a imaginação de Tarsila também inspiraram muitas de suas obras.

Entre as obras apontadas como preferidas pelos alunos do Lower Elementary estão A Cuca, Manacá, as que ilustram as casinhas, segundo eles, tais como O Pescador e O Mamoeiro e, é claro, Abaporu. Somando-se à lista das nossas crianças, Tarsilinha completa a sua relação de obras favoritas com Autorretrato, A Lua, Morro da Favela e Sol Poente. Além de pintar, Tarsilinha relatou que sua tia escreveu artigos sobre arte e literatura, que tocava piano muito bem e que produziu algumas esculturas. Tarsila era uma pessoa de grandes talentos, apontou sua sobrinha-neta.

Sobre o Abaporu, Tarsilinha acredita que seja um autorretrato feito por ela de um momento em que estava sentada em frente a um espelho inclinado com as pernas juntas e a mão na cabeça. Tarsilinha ressaltou que essa é uma tese colocada por ela e apontou semelhanças entre a tia e detalhes desta obra.

Dentre outras curiosidades trazidas pela Tarsilinha durante a conversa com as crianças, destacamos o primeiro desenho feito por Tarsila do Amaral, que foi uma galinha com seus pintinhos e que o primeiro quadro feito por ela foi o Sagrado Coração de Jesus, um quadro acadêmico. Além disso, Tarsilinha disse que sua tia começou a estudar desenho em São Paulo e que também fez muitos cursos em Paris.

O bate-papo durou uma hora, mas, se dependesse do interesse e curiosidade dos nossos alunos, duraria uma tarde toda! Tarsilinha nos confidenciou que o trabalho com as crianças é algo que a encanta e que, se pudesse, faria isso todos os dias!