Colégio Múltiplo
Close

Dança do Coco

Dança do Coco

Para a festa junina de 2021, a manifestação da cultura popular brasileira escolhida foi a “Dança do Coco”. Tradicional do Nordeste do Brasil, a dança do coco tem algumas variações e nosso trabalho se aproxima ao Coco de Pernambuco. Como parte do nosso projeto pedagógico, a preparação da festa junina não se limita  apenas a uma coreografia. A apresentação da dança em si é o material final da construção de saberes sobre um tema escolhido da cultura brasileira, que foi desenvolvido dentro de uma interdisciplinaridade nas aulas de educação física e música.

A história da dança do coco foi contada para as crianças de forma lúdica, acompanhada por gestos, músicas e circuitos nas aulas de educação física. Nesses momentos, as crianças se imaginaram passando por caminhos difíceis desde o quilombo até os coqueiros, pegando coco, passando pelos coqueiros, batendo o coco no chão produzindo barulho ritmado como encontramos na dança. Dessa forma, cada gesto ganha significado histórico. 

A ida ao estacionamento nos ajudou a materializar a tradição de bater o pé no chão para amassar a terra para que ela fique firme e nivelada. Com as crianças, essa vivência vira investigação, onde cada uma é convidada a levantar hipóteses sobre o que acontecerá com a terra depois que dançarmos sobre ela. 

O dia vira uma aventura embalada em versos improvisados, cheio de ritmo, olhar curioso e zeloso com uma das maiores riquezas brasileiras: nossa cultura. 

Ms. Helen Silva (Professora de Educação Física) e Mr. Pedro Santos (Professor de Música)

Confira o ensaio das nossas danças para a live junina. Clique aqui.

Related Posts