Colégio Múltiplo
Close

Conquistas Ragnarök 2021

Conquistas Ragnarök 2021

Nossa tradicional equipe Ragnarök só acumula vitórias. Neste ano conquistou o 1º Lugar Geral no Torneio Brasil de Robótica (TBR) e o 2º lugar geral na categoria Middle 2 (12 a 15 anos).

O tema proposto pela TBR neste ano de 2021 foi “erradicação do trabalho infantil” e a nossa equipe desenvolveu um site com diferentes materiais como HQs, vídeos, revista e um jogo digital, além de estratégias pedagógicas para que professores de escolas públicas, privadas e profissionais de organizações sociais pudessem trabalhar o tema com crianças e adolescentes para que eles aprendam sobre a legislação brasileira e seus direitos, de forma lúdica e interativa. Conheça o site.

A equipe

A equipe é formada por 10 alunos do 7º, 8º e 9º ano, sob o comando da professora Elaine Oliveira, e está desde abril em treinamento. Estamos falando de mais de 100 horas de abril até agora. É muita dedicação, foco e vontade. Parabéns, equipe! 

O torneio

O Torneio Brasil de Robótica (TBR) é um evento que o Colégio Múltiplo participa com a equipe Ragnarök durante uma temporada que acontece anualmente. Os alunos desenvolvem três diferentes atividades exigidas pela organização: 

1. Tecnologia e Engenharia de robôs: para a realização das missões (desafios) que são previamente definidos pelo evento e cumpridos em um cenário (ambiente) de competição. Para esta modalidade prática, os robôs devem ser construídos seguindo uma estratégia definida pela equipe e, posteriormente, são desenvolvidas programações para que se cumpra os desafios de forma autônoma. Toda a estratégia da equipe é registrada num portfólio. 

2. Projeto ao Mérito Científico: é o desenvolvimento de um projeto de pesquisa inovador, sobre um tema divulgado pelo TBR, que geralmente é o mesmo declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) anualmente. Para esta atividade é necessário o desenvolvimento de uma monografia seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

3. Organização e Método: envolve o desenvolvimento de um portfólio descrevendo todo o trabalho feito pela equipe ao longo da temporada, incluindo empreendedorismo e marketing. 

O TBR está voltado tanto para a robótica como para a introdução do Método Científico, ou seja, a competição requer pesquisas e trabalhos teóricos da mesma forma que requer a construção e programação de robôs.  

Integrantes

Amanda Guimarães Balcão – 7º ano A

Luca Rodrigues Facchini – 7º ano A

Yasmin Bogo Reis – 7º ano A

Arthur Brandão da Cunha – 8º ano 

Luísa Lavor Costa – 8º ano

Maria Clara Paes de Mello Jaria – 8º ano

Raíssa Freitas Rocha – 8º ano

Sarah Lopes de Oliveira – 8º ano

Sofia Porto Neves – 8º ano

Luiza Frauendorf Antoniazzi – 9º ano

Equipe ganha destaque no website do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas)

Acompanhe a nossa equipe nas redes sociais: 

Instagram

Facebook

Related Posts