Conjunto Flexível: Iniciação Científica

A disciplina eletiva de Iniciação Científica tem por objetivo o ensino baseado em investigação onde desenvolve-se a curiosidade natural dos alunos, juntamente com as habilidades de autogestão, pensamento, pesquisa e aprendizagem colaborativa, para que eles possam se tornar alunos motivados e autônomos ao longo da vida.

A pesquisa científica que os alunos realizam é uma tarefa totalmente aberta, dirigida pelo seu interesse. Isso não é coincidência: o trabalho de pesquisa tem como objetivo encorajar os alunos a examinar questões significativas e áreas de pesquisa com as quais eles se preocupam pessoalmente de uma forma profunda e significativa. Os alunos podem aprender não apenas sobre o tópico de sua pesquisa, metodologia e pensamento crítico, mas também importantes habilidades transferíveis, como gerenciamento de tempo, perseverança, resiliência e tomada de decisão.

Outra habilidade de pesquisa importante, que é desenvolvida e demonstrada na disciplina, é a honestidade acadêmica. Os alunos devem compreender os valores fundamentais, familiarizar-se com os aspectos técnicos e ser apoiados por estratégias de aprendizagem que os ajudem a desenvolver habilidades de citação e referência consistentes e eficazes.

A disciplina de Iniciação Científica é um espaço–tempo de inserção do estudante do Ensino Médio em atividades de pesquisa científica cujo objetivo é desenvolver uma pesquisa multidisciplinar num processo de iniciação científico-tecnológica desenvolvida por alunos e professores, promovendo o intercâmbio de informações em ciência e tecnologia junto à comunidade acadêmica e a comunidade escolar. A relevância da Ciência e do conhecimento científico fundamentando a tomada de decisões se faz necessária na sociedade mundial. Portanto, a formação de jovens conscientes e conhecedores dos processos científicos na produção do conhecimento é de fundamental importância na atuação dos mesmos como cidadão concisos de suas responsabilidades para o pleno estabelecimento de uma sociedade mais igualitária e sustentável.

Isabela Tomazella Ronchi – “Acredito que a eletiva Iniciação Científica, apesar de trabalhosa, é muito interessante. Esse ambiente no qual a disciplina nos insere era, em sua maioria, uma grande incógnita, assim gostei muito de começar a ter contato com esse assunto que ainda irá nos acompanhar por muitos anos ou até o final de nossas vidas”.

Henry Junginger Klinger –  “É uma excelente oportunidade para ter o primeiro contato com o meio acadêmico, vivendo a experiência de elaborar um projeto de pesquisa que é fiel às normas reais do mundo científico. Nesse sentido, aos alunos que pretendem seguir carreira nesse meio e aos que não querem cair de paraquedas na faculdade, o conteúdo é muito proveitoso.”

Kauê Karang Rodrigues Seixas – “Essa disciplina é muito importante pois nos ajuda a entender alguns conceitos e nos ajudará no futuro por conta das faculdades. A iniciação científica é importante também para obter conhecimento.”

Gabriel Hakim – “Me inscrevi na eletiva porque achei a proposta interessante. No início não tinha ideia de como realizar um projeto científico. Ao decorrer do curso fui aprendendo a como realizar um. A proposta do curso em minha opinião é muito importante, porque em determinado momento da sua vida você terá de realizar algo parecido, seja na faculdade, no trabalho ou até mesmo na escola. Você já sabe como terá que fazer.”

Vitor Soares Polizel – “No começo do curso eu estava fechado para a aula, achando que seria chata e que fugia das minhas expectativas. Porém, no decorrer, fui conhecendo mais sobre a aula e vendo as características do professor. As aulas se tornaram muito gostosas e harmoniosas.”