Conjunto Flexível: College Orientation

Não é de hoje que muitos alunos sonham com a possibilidade de estudar fora do país, seja pela experiência de estar em um lugar que fala outra língua, pelo contato com diferentes culturas ou para ter acesso a instituições de ensino que oferecem variados recursos. Qualquer que seja a razão, sabemos que este é um desejo crescente em nossa comunidade escolar, sobretudo devido ao nosso DNA bilíngue e agora ainda mais com a internacionalização oficial que se aproxima. Por esta razão, uma das disciplinas eletivas oferecidas como parte do Conjunto Flexível de High School é o curso de College Orientation.

Neste curso, os alunos de 9° ano a 3a série do ensino médio têm contato com as informações mais importantes no que se refere aos processos seletivos internacionais, com foco no mundo anglófono, especialmente EUA e Canadá. Aprendem sobre planejamento e administração de sua trajetória escolar (notas, extracurriculares, testes de proficiência em inglês, standardized tests), sobre os detalhes relevantes na escolha de uma universidade estrangeira (carreiras, recursos internos, campi, currículos, grades de disciplinas, rankings) e sobre o processo seletivo em si (documentos, taxas, bolsas, cartas de recomendação, ensaios, entrevistas, etc.). O curso é uma apresentação geral dos componentes essenciais  a serem considerados, para que os alunos possam se instrumentalizar com este conhecimento e começar a traçar a própria jornada em direção ao que almejam. “Não basta saber como funciona um processo seletivo para obter sucesso nele, mas é um primeiro passo. Observo que muitos jovens têm este interesse de fazer faculdade no exterior mas não sabem nem por onde começar. A maior parte das universidades estrangeiras valoriza o aluno consistente, que é capaz de manifestar, através de sua trajetória escolar e experiência de vida, que mesmo sendo novo teve foco, dedicação e foi capaz de se destacar entre os demais — seja por questões acadêmicas, criatividade, iniciativa, entre outros aspectos valorizados. É sobre encontrar o seu caminho e saber demonstrar isso. Por isso, este curso é um primeiro mergulho neste mundo tão vasto, mas não substitui as sessões de orientação individuais e todo o trabalho subjetivo que o aluno deve desempenhar por fora”, explica Sílvia Cabral Teresa, coordenadora do segmento de High School.

Num mundo cada vez mais competitivo, preparação e organização são a chave para o sucesso, então os alunos matriculados nesta disciplina já saem na frente!

Confira alguns depoimentos de quem está cursando esta disciplina:

Manuela Franco Macedo (1EM)

“Eu decidi fazer a disciplina de College Orientation porque estava com muita dificuldade para compreender o que eu gostaria para o meu futuro e como me organizar para isso. Todas as informações que recebemos são super interessantes e muito úteis, mas a que mais me interessou até agora foi sobre o quão importante é escolher um campus que vá te trazer conforto, em um lugar que combine mais com você. Este curso vai me ajudar a perceber e entender melhor qual faculdade seguir e o que fazer, como aprimorar o meu currículo e como destacá-lo, para assim, futuramente, conseguir seguir com a carreira que desejo.”

Lucas Yuri Moura Miura (1EM)

“Eu escolhi fazer essa matéria pois há bastante tempo tenho interesse em estudar fora do país e o foco aqui é este. Gosto das recomendações, sobre o que podemos fazer para chegarmos mais preparados para este processo das applications ou sobre como podemos selecionar melhor as faculdades. Este curso vai me ajudar muito quando eu for tomar a decisão final de qual faculdade escolher e a entender como vão funcionar as coisas lá.”

Kauê Karang Rodrigues Seixas (2EM)

“Faço esta disciplina para ter uma noção sobre como funciona uma faculdade no exterior e quais são os processos de seleção para a entrada em uma faculdade nos EUA. O que eu mais achei interessante até agora foi o método de seleção das faculdades no exterior, que valorizam não apenas notas mas sim um cidadão consciente e que coopera com sua comunidade. Tenho certeza que esse curso vai me ajudar a ter um planejamento para o futuro e a identificar possíveis questões que posso enfrentar.”

Marina de Mello Soares Peres (2EM)

“No próximo ano, iniciarei o processo de inscrição nos processos seletivos para as faculdades, portanto decidi participar para entender de maneira completa como funciona esse processo e as habilidades necessárias para obter um resultado satisfatório.O mais interessante foi colocar em prática as habilidades cobradas pelas universidades, dessa forma é possível saber meus pontos fortes e o que preciso melhorar. O curso me possibilitou aprender como funciona a entrada em universidades de fora do país, logo caso no ano seguinte o futuramente e haja interesse em estudar fora terei o conhecimento e as habilidades necessárias.”