<strong>Bolsas de Estudo Ensino Médio 2023</strong>

Bolsas de Estudo Ensino Médio 2023

Atenção, estudantes!

Alunos de 9° ano (do Colégio Múltiplo e de outras instituições) e de 2ª série (de outras instituições) que quiserem concorrer a bolsas de estudo devem participar do nosso processo seletivo, que ocorrerá da seguinte maneira:

1) PROVA OBJETIVA E REDAÇÃO

• No dia 10/09/2022, sábado, das 8h00 às 13h00, os alunos inscritos farão uma prova de múltipla escolha e escreverão uma redação. O tempo mínimo de permanência na prova é 2,5h.
  • A aplicação será presencial, na Unidade Múltiplo – Rua das Margaridas, 900, Chácara Primavera, Campinas.
  • A prova de múltipla escolha cobrirá todas as áreas do conhecimento: Linguagens (Português e Inglês), Matemática, Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (Geografia e História). Serão 20 questões por área, totalizando 80 questões. A prova para alunos do 9° ano é baseada no conteúdo previsto para esta série, com base na BNCC. A prova para alunos da 2ª série é baseada no conteúdo previsto para esta série, com base na BNCC.
  • A proposta de redação para alunos do 9° ano levará em consideração os gêneros textuais estudados ao longo do Ensino Fundamental Anos Finais. A proposta de redação para alunos da 2ª série terá como base o ENEM.
  • Os candidatos devem comparecer ao local no dia e horário indicados, com antecedência mínima de 15 minutos da realização da prova. Não haverá tolerância de atraso. Candidatos atrasados não poderão fazer a prova e serão automaticamente desclassificados do processo seletivo para bolsas de estudo.
  • No dia da prova, apresentar documento de identificação original com foto.
  • Levar seu próprio material (recomendamos o uso de caneta esferográfica de tinta preta ou azul).
  • Não será permitido em nenhuma hipótese o uso de aparelhos eletrônicos, celulares, smartwatches ou calculadoras no dia da prova. Caso seja constatado o uso de qualquer um desses itens, o candidato estará automaticamente desclassificado.
  • Todos os candidatos devem levar lanche/snacks e sua própria garrafa de água. Será permitido comer durante a prova.
  • A classificação dos candidatos será divulgada no dia 20/09/22.

Sobre a classificação e a distribuição das bolsas de estudo

• Alunos que acertarem de 64 a 80 questões da prova objetiva e receberem uma nota de 8 a 10 na redação (devidamente convertida, de acordo com a rubrica de correção) receberão automaticamente 80% de bolsa.
  • Para os demais candidatos, que acertarem menos de 64 questões e/ou menos de 8,0 na redação, serão distribuídas 5 bolsas de estudo nas porcentagens abaixo. Os 5 primeiros colocados (com média a ser gerada a partir das notas da prova e da redação, ambas com peso 1) receberão, portanto, por ordem de classificação:
  • Primeiro colocado – 50% de bolsa;
  • Segundo colocado – 40% de bolsa;
  • Terceiro colocado – 35%  de bolsa;
  • Quarto colocado – 30% de bolsa;
  • Quinto colocado – 25% de bolsa;
  • Todos os candidatos poderão, ainda, pleitear um acréscimo de 20% de bolsa de estudos através de um teste de proficiência em inglês. Este valor será somado à porcentagem de desconto já obtida na prova+redação.
  • Não haverá acumulação de outros descontos aplicados anteriormente (desconto de irmãos, etc.).

2) TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA

• Este teste é opcional, ou seja, não há obrigatoriedade em fazê-lo. O candidato que desejar fazer somente a prova objetiva e a redação, a fim de obter até 80% de bolsa, poderá fazer desta maneira.
  • O teste de proficiência em inglês poderá conceder até 20% de bolsa a cada candidato, a ser somado ao valor obtido na prova objetiva e redação. Ou seja, um candidato que obtiver 80% de bolsa na prova+redação, poderá chegar a uma bolsa integral, de 100%, se obtiver uma boa classificação no teste de proficiência. Da mesma forma, quem receber 50% na prova+redação, poderá chegar a 70%, e assim por diante.
  • O teste de inglês será aplicado no dia 10/09/2022, sábado, no período da tarde. Cada candidato receberá seu horário individual de teste (oral e escrito) no dia 08/09/22, às 14h00, através do e-mail utilizado na inscrição.
  •  Os 5 primeiros colocados (com média a ser gerada a partir das notas da proficiência oral e escrita) receberão por ordem de classificação:
  • Primeiro colocado – 20% a mais de bolsa;
  • Segundo colocado – 18% a mais de bolsa;
  • Terceiro colocado – 15%  a mais de bolsa;
  • Quarto colocado – 12% a mais de bolsa;
  • Quinto colocado – 10% a mais de bolsa;

Os interessados em participar do processo seletivo para bolsas do ensino médio 2023 devem fazer sua inscrição até o dia 07/09/2022 às 18h00, através do link abaixo:

No dia 20/09/2022, às 16h30, cada candidato(a) receberá um e-mail com suas notas e sua classificação final. Não divulgaremos os nomes de alunos em formato de ranking, enviaremos apenas individualmente os resultados.

Participe conosco e não perca essa chance!!!!!!!!