Colégio Múltiplo
Close

A mais nova coordenadora do Múltiplo

A mais nova coordenadora do Múltiplo

Uma das mais novas contratadas do Múltiplo, Renata Bonacin, chegou de São Paulo em janeiro de 2021 para coordenar o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais do nosso colégio. “Cheguei até o Múltiplo por indicação de um colega – um grande educador de Campinas – que conhecia um pouco do trabalho que eu vinha desenvolvendo no antigo colégio e sabia da minha experiência com currículo internacional. Foram muitas conversas entre mim e a Marina – a primeira em dezembro de 2019 –  até que a nossa parceria se firmasse no final de 2020”, conta. 

Renata iniciou sua carreira como educadora na época da Graduação. “Minha primeira experiência foi como professora de Física em um cursinho ligado à universidade. Posteriormente, durante o Mestrado e o Doutorado, fiz todos os estágios-docência possíveis, mas foi quando eu havia recém-chegado dos EUA que iniciei como professora de Química em uma grande escola de São Paulo”, relembra. Foi lá que ela conheceu o International Baccalaureate – Diploma Programme (IB-DP) e o encantamento pela educação internacional foi imediato. “Assumi a coordenação deste programa. Foram anos de dedicação e estudo sobre como compor um projeto pedagógico significativo aos alunos que optassem por cursar o Ensino Superior no Brasil e que pudesse, ao mesmo tempo, preparar os alunos para as universidades no exterior.  Durante a minha trajetória profissional, também destaco o intenso trabalho com Project-based learning no segmento em que atuava e que serviu de ponto de partida para a implementação do projeto STEAM no antigo colégio”. 

Trabalho atual

Um dos diferenciais do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Múltiplo é o método Montessori. “É uma satisfação profissional muito grande ver o engajamento e o foco das crianças durante as aulas e, sobretudo, vê-los no centro do processo de aprendizagem. Algo complexo para muitas escolas, a diferenciação pedagógica é algo natural na metodologia Montessori, mas que exige do professor – que é um guia montessori – uma formação, uma ação e uma organização que os diferem (e muito!!) de professores de métodos tradicionais. Para que este trabalho flua, o mindset de toda a equipe precisa ser diferente”, destaca. 

Já no Ensino Fundamental Anos Finais, o ponto alto está na proposta curricular, com disciplinas ensinadas em Língua Inglesa e que proporcionam aos alunos a ampliação do vocabulário e vivências diferenciadas no idioma. “A equipe pedagógica dos Anos Finais é comprometida em planejar e oferecer aos alunos experiências significativas para este momento da vida escolar e, para 2022, daremos um passo adiante nos processos de aprendizagem por meio de projetos”, completa. 

Desafios e agradecimentos 

“Trabalhei por muitos anos com alunos do Ensino Médio e ter a clareza de onde eles precisam estar no final do Ensino Fundamental é de grande importância para nortear as ações neste segmento. Há habilidades e competências específicas que precisam ser desenvolvidas no Ensino Fundamental para que nossos alunos estejam aptos a fazer as escolhas necessárias no Ensino Médio e Superior. Desta forma, poder contribuir com a constante atualização e implementação de um currículo que seja academicamente desafiador e motivador, mas que seja balanceado do ponto de vista sócio-emocional, é muito gratificante”. 

Renata é responsável por coordenar dois segmentos diferentes. “Tem sido um grande e prazeroso desafio, que não seria possível se eu não tivesse o suporte da Karina, do Guilherme e da Mariana. Eles são os meus braços direito e esquerdo”, destaca. 

“Desde a minha chegada ao colégio, me senti muito acolhida por todos os membros da equipe e digo que uma das marcas do Múltiplo, que é ser um colégio acolhedor, se concretiza porque cada colaborador acredita que este é um valor. A equipe que me ajuda com a monitoria e a assistência à coordenação não mede esforços para que tudo flua da melhor maneira possível. O carinho e o respeito que eles têm pelos alunos, pelas famílias e pela instituição ficam visíveis em suas ações diárias”, ressalta. 

“Agradeço também à Marina Azevedo e à Renata Toledo pela oportunidade de fazer parte desta equipe tão querida e capaz! E não poderia deixar de agradecer especialmente à Elaine Gonçalves e à Fernanda Eugênio, minhas parceiras de todos os dias e profissionais maravilhosas”. 

Como define o Múltiplo? 

“Como um colégio que olha individualmente para cada um dos seus alunos e busca destacar o melhor em cada um. Um colégio que não tem medo de inovar e que está em constante atualização sobre as melhores práticas educacionais. Além disso, a cada novo encontro ou interação com as famílias do Colégio Múltiplo tenho a certeza de que este projeto de educação não é desejo somente da gestão do colégio e dos professores, é também das famílias. Neste sentido, a confiança das famílias no trabalho que vem sendo realizado é de fundamental importância”, finaliza.

Related Posts