A criança de 6 a 9 anos

O segundo plano de desenvolvimento é caracterizado por uma sede de conhecimento e um forte desejo de independência intelectual. Nessa idade, as crianças começam a buscar a ordem moral e a desenvolver sua consciência e discernimento do certo e do errado. Este é um momento bastante oportuno para se trabalhar justiça e empatia com as crianças.

Em uma escola Montessori, durante esta fase as crianças desenvolvem o currículo acadêmico dentro do contexto de uma “educação cósmica” (holística). Ou seja, são incentivadas a explorar seu lugar no mundo, bem como a apreciar a interconexão de todas as coisas.

A sala de aula Montessori se adapta às necessidades mais expansivas da criança dessa faixa etária. Este é o momento de aperfeiçoar suas ferramentas de leitura e escrita e de se introduzir também atividades que levam a criança a abstrações e conclusões.

A criança aprende a usar seu tempo de maneira autônoma, porém o aluno não tem escolha de não trabalhar, mas sim de gerenciar seu tempo de maneira produtiva. Em resumo, vemos muitas mudanças na criança de 6 a 9 anos.

Podemos colocar essas mudanças importantes em quatro categorias:

* Mentalidade ativa para a aquisição de conhecimento e cultura em todas as áreas do currículo;

* Passagem do pensamento sensorial para o abstrato;

* Desenvolvimento da imaginação como ferramenta vital do intelecto;

* Desenvolvimento do senso moral.

Em 2022, completaremos o agrupamento de 6 a 9 anos (1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental) em nosso colégio. O entendimento das características e necessidades da criança neste plano de desenvolvimento é fundamental para a aplicação do currículo referente a cada ano de forma respeitosa e fluida.

Para o próximo ano teremos novidades para as aulas de Robótica no Lower Elementary e novo material para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Confira estes e outros detalhes da proposta curricular deste agrupamento na edição do Stay Tuned de novembro/dezembro.