UNIDADE INFANTIL | 19 3256-3235 - UNIDADE FUNDAMENTAL | 19 3256-6724

Método Montessori

O Método Montessori é um método de educação infantil com um currículo estruturado para o desenvolvimento de habilidades cognitivas para a matemática, linguagem, história, geografia e ciências. Neste método todas as atividades são desenhadas para despertar a curiosidade da criança para o aprendizado. Ele é coerentemente centrado na criança e supõe que todo o seu desenvolvimento se faz segundo os princípios:

• Todo ser se desenvolve segundo a linha de sua natureza, e assim, o homem, desde os primeiros anos de sua existência, é capaz de dar resposta aos estímulos do real, através de sua mente absorvente inconsciente e depois consciente.

• O homem, pela unicidade de seu ser, desenvolve-se como um todo integrado, corpo, alma e espírito.

• Enquanto ser dotado de uma força vital é capaz de autocrescimento e, portanto, desenvolve-se, sobretudo, por atividade espontânea e livre, em ambiente apropriado.

• Enquanto ser dotado de capacidade reflexiva, por natureza, deve viver em diálogo com os elementos do cosmos, uma vez que é sensível a eles.

As classes são multisseriadas, agrupadas por alunos com diferença de idade de 3 a 5 anos, o que permite aos mais novos o estímulo de aprendizagem seguindo o modelo da criança mais velha. A diversidade de idades, também proporciona que as crianças mais desenvolvidas em certos aspectos, estimulem e contribuam com o aprendizado das demais. Cada criança aprende de acordo com seu próprio ritmo com lições pensadas individualmente conforme seu desenvolvimento e necessidade.

Cada aluno fica na mesma classe por 3 anos, formando um forte senso de comunidade, o que reforça seu vínculo com colegas e professores, proporcionando uma estabilidade na rotina e cultura classe.

O método Montessori oferece um ambiente educacional planejado e estruturado, onde a criança tem liberdade para escolher as suas atividades dentro de parâmetros estabelecidos.

Baseado em um sólido currículo estruturado para crianças de 3 a 6 anos, o ensino é centrado no aluno e não no professor. A vontade interna e a curiosidade de aprender parte da criança. O professor exerce um importante papel no planejamento das atividades e preparação do ambiente, que desperta a curiosidade e estimula a criança a encontrar a liberdade e os meios para achar respostas e soluções para suas perguntas.

A autocorreção, característica predominante nos materiais Montessori, proporciona a criança desenvolver a capacidade, através de seu próprio esforço, de chegar ao sucesso. Orientado pela vontade interna de aprender, o aluno desenvolve a capacidade de buscar as respostas e soluções para se adaptar a um mundo em constante mudança.

Quer saber mais sobre o método?

Conheça um pouco mais sobre o método:
Download do Informativo
www.metodomontessori.com.br