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07/08

Projeto Político Pedagógico - Ensino Médio

Informativo

Nossos alunos necessitam, ao final do 9o ano, buscar outras escolas para cursar o Ensino Médio. Nessas instituições, encontram metodologias tradicionais ou focadas apenas em exames de seleção para universidades, muito diferentes daquelas que haviam vivenciado no colégio. Foi neste cenário que a equipe do colégio idealizou a proposta do ensino médio.

Projeto Político Pedagógico - Ensino Médio

Marco Situacional
Nossos alunos necessitam, ao final do 9o ano, buscar outras escolas para cursar o Ensino
Médio. Nessas instituições, encontram metodologias tradicionais ou focadas apenas em
exames de seleção para universidades, muito diferentes daquelas que haviam vivenciado
no colégio. Foi neste cenário que a equipe do colégio idealizou a proposta do ensino
médio.

Percebendo esta demanda e preocupado em cumprir a missão de nossa instituição, o
colégio propõe preparar os jovens para um futuro globalizado e em um mundo em
constante evolução.

Dividido em duas partes, com um Núcleo Comum e um Núcleo Flexível, o currículo foi
desenvolvido de forma que o aluno esteja apto a escolher seu caminho de formação
conforme seu interesse. O Núcleo Comum abrange os conhecimentos e as habilidades
referentes à Base Nacional Curricular e aos Eixos pertinentes ao ENEM. No Núcleo Flexível, o
aluno pode escolher e direcionar seus estudos, conforme seus interesses e objetivos pessoais.

Marco Operatório: (Como Fazemos?)

Concepção
O Ensino Médio está organizado em um Núcleo Comum mais um conjunto de módulos
eletivos, chamado Núcleo Flexível. Seguimos um espectro de competências que definem o
nosso horizonte e que acreditamos que são suficientemente abrangentes para se configurar
como os objetivos gerais do nosso trabalho.

Entendemos como competência a “capacidade de o aluno mobilizar (eticamente) o que
sabe (em um dado contexto) para realizar o que projeta (deseja)”. Esse conceito de
competência é uma adaptação da definição proposta na figura acima pelo prof. Nílson
José Machado.


Metodologia


Entendemos que o compromisso declarado no item anterior (formar alunos competentes)
exige um tratamento pedagógico com características muito particulares. Na elaboração
das sequências didáticas, é fundamental e indispensável o protagonismo do aluno para
que seja possível a concretização desse projeto. A preparação e a produção em sala de
aula devem ser inegociáveis e devem se tornar um traço característico da cultura
pedagógica do colégio.


Valores


- Estudo, como meio de aprender a aprender e ampliar a consciência sobre a
realidade.
- Ação respeitosa, como meio de convivência ativa e saudável com a
diversidade.
- Diálogo (palavra), como meio de construção de uma cultura de paz.
- Equipe, como forma de trabalho cooperativo, corresponsável e solidário.
- Inovação, como meio de atuação criativa para a construção do novo.

Estrutura do Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Múltiplo foi construído para atender as necessidades específicas
de nossa comunidade escolar e acompanhar as discussões dos parâmetros curriculares
nacionais e da nova Base Nacional Curricular Comum. De acordo com essas premissas, o
curso será composto por um Núcleo Comum e um Núcleo Flexível. Estes núcleos são
compostos de áreas do conhecimento distribuídas conforme a Matriz Curricular.

 

* O aluno deverá cursar as 6 aulas deste núcleo podendo escolher entre os itinerários formativos disponíveis.
Cada área do conhecimento deve atender as competências descritas na matriz curricular,
considerando seus conteúdos e as habilidades específicas dos objetos do conhecimento
que a compõem.

* As linguagens artísticas podem se ramificar em áreas de interesse, como artes cênicas, artes visuais,
música, entre outras.

Objetivos Gerais das Áreas do Conhecimento


Linguagens e suas Tecnologias - O foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na
ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes
linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando
seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas
manifestações artísticas e culturais e no uso criativo das diversas mídias.

Matemática e suas Tecnologias- Nesta área de conhecimento, os estudantes devem utilizar
conceitos, procedimentos e estratégias não apenas para resolver problemas, mas também
para formulá-los, descrever dados, selecionar modelos matemáticos e desenvolver o
pensamento computacional, por meio da utilização de diferentes recursos da área.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - A área de Ciências da Natureza e suas
Tecnologias propõe que os estudantes possam construir e utilizar conhecimentos específicos
da área para argumentar, propor soluções e enfrentar desafios locais e/ou globais, relativos
às condições de vida e ao ambiente.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Seu principal objetivo, mantendo referência às
principais categorias da área, é ampliar a base conceitual dos alunos, analisar e avaliar as
relações sociais, modelos econômicos, processos políticos e as diferenças culturais.

Objetivos Gerais do Núcleo Flexível


O Núcleo flexível é dividido em três itinerários formativos:


 Aprofundamento- Este itinerário tem como objetivo complementar e aprofundar
conteúdos com foco nas universidades cujos processos seletivos apresentam uma
maior especificidade.


Projetos científicos e/ou projetos sociais- Os projetos são desenvolvidos a partir dos
interesses dos próprios alunos e são conduzidos através das metodologias ativas,
incentivando o protagonismo do jovem. O objetivo deste itinerário consiste em
desenvolver e executar projetos com impacto positivo na comunidade da escola e na
sociedade de maneira geral. Além das aulas, momentos extraclasse serão necessários
para a realização das atividades pretendidas.


 International Project- Itinerário desenvolvido para alunos com interesse em estudar em
outros países ou em discutir assuntos em um contexto global. O Objetivo geral é,
através de atividades práticas e de vivência, expor o aluno a situações como entrevistas, debates, fóruns de discussão e seminários com temas globais, além deorientá-los sobre as universidades e os processos seletivos de outros países.

Todo aluno deve cumprir, semestralmente, seis horas/aula semanais do conjunto flexível.
Cada itinerário do conjunto flexível será avaliado por um conceito: A, B, C ou D.

 

Prática de sala de aula - Premissas Básicas


O trabalho na sala de aula parte do diálogo com os alunos e da sondagem de
conhecimentos prévios e percepções sobre o tema em questão. O desenvolvimento
subsequente da temática é pautado na incidência da problematização, contextualização
e aplicação prática dos conhecimentos. Nessa dinâmica, o aluno assume o papel ativo e
principal, e o professor o de provocador, questionador, estimulador e mediador do processo
de aprendizagem.
Busca-se, assim, estimular a autonomia intelectual dos alunos por meio de atividades
colaborativas e planejadas pelo professor para promover o amadurecimento de diversos
processos cognitivos, como interpretar, analisar, sintetizar, classificar, relacionar e comparar,
bem como de habilidades socioemocionais como respeito às diferenças, promoção do
diálogo na busca do entendimento e empatia.
O tratamento pedagógico contará com o apoio da tecnologia, das técnicas de
metodologias ativas e da aprendizagem baseada em projetos para potencializar o
aprendizado dos alunos.


Bilinguismo


O ensino bilíngue no Ensino Médio está inserido na prática da sala de aula através da
utilização da língua em partes dos componentes curriculares do Núcleo Comum, mais
especificamente em Linguagens e suas tecnologias, além do itinerário formativo Projeto
Internacional. O processo acontece com a utilização da língua inglesa na comunicação,
discussões, leitura, pesquisa, fóruns de discussão e estudos dos assuntos abordados em sala.
O aluno necessita ter fluência oral e escrita para se comunicar adequadamente nestes
momentos.

Avaliação

O Processo de avaliação formal tem sua nota aferida semestralmente por Componente

Curricular e é composto pelos seguintes instrumentos:
4 Avaliações Escritas Dissertativas e/ou Objetivas (Peso 1)- Provas mensais;
2 Simulados (Peso 1)- Simulados abrangendo e acumulando as competências
desenvolvidas até o momento da avaliação - Bimensais;
2 Avaliações de Projetos (Peso 1) - Avaliações de projetos desenvolvidos ao longo do
semestre abrangendo a produção e a execução dos mesmos pelo aluno - Bimensais;
2 Avaliações Atitudinais (Peso 1) - Acompanhamento do desenvolvimento de
competências sócio-emocionais definidas previamente junto aos alunos - Bimensais.

Os pontos de divulgação das notas, avaliação e devolutiva aos pais devem ser efetuados
no máximo a cada 50 dias letivos, publicados no sistema e em reuniões presenciais quando
necessário.

Média Anual = Média do 1o Semestre + Média do 2o Semestre

                                                  2

Média Semestral = Prova Acadêmica + Simulado + Avaliação Processual + Avaliação Atitudinal

                                            4

Marco Filosófico: (Onde queremos Chegar)


Nosso objetivo principal é "Educar e formar alunos com excelência acadêmica, fluência na
língua inglesa e, sobretudo, com valores éticos e humanos", e, especialmente no Ensino
Médio, prepará-lo para enfrentar os desafios sociais de um mercado de trabalho em
constante evolução.

Esta proposta deve acontecer pautada nos valores da instituição e nas premissas básicas
descritas no início deste documento.