UNIDADE INFANTIL | 19 3256-3235 - UNIDADE FUNDAMENTAL | 19 3256-6724

Conheça o Método Montessori

No Múltiplo

O Método Montessori é um método de educação infantil com um currículo estruturado para o desenvolvimento de habilidades cognitivas para a matemática, linguagem e ciências. Neste método todas as atividades são desenhadas para chamar a atenção da criança para o aprendizado. Ele é coerentemente centrado na criança e supõe que todo o seu desenvolvimento se faz segundo os princípios:

• Todo ser se desenvolve segundo a linha de sua natureza, e assim, o homem, desde os primeiros anos de sua existência, é capaz de dar resposta aos estímulos do real, através de sua mente absorvente inconsciente e depois consciente.

• O homem, pela unicidade de seu ser, desenvolve-se como um todo integrado, corpo, alma e espírito.

• Enquanto ser dotado de uma força vital é capaz de autocrescimento e, portanto, desenvolve-se, sobretudo, por atividade espontânea e livre, em ambiente apropriado.

• Enquanto ser dotado de capacidade reflexiva, por natureza, deve viver em diálogo com os elementos do cosmos, uma vez que é sensível a eles.

As classes são multisseriadas, agrupadas por alunos com diferença de idade de 3 a 5 anos, o que permite aos mais novos o estímulo de aprendizagem seguindo o modelo da criança mais velha. A diversidade de idades, também proporciona que as crianças mais desenvolvidas em certos aspectos, estimulem e contribuam com o aprendizado das demais. Cada criança aprende de acordo com seu próprio ritmo com lições pensadas individualmente conforme seu desenvolvimento e necessidade.

Cada aluno fica na mesma classe por 3 anos, formando um forte senso de comunidade, o que reforça seu vínculo com colegas e professores, proporcionando uma estabilidade na rotina e cultura classe.

No Método a criança tem liberdade para escolher as suas atividades, dentro de certos parâmetros. Esta liberdade propicia à criança desenvolver sua educação orientada pela vontade interna de aprender. O aprendizado é resultado da iniciativa da criança e não da iniciativa do professor, ela desenvolve o auto-aprendizado, a capacidade de usar as respostas e soluções para se adaptar e a um mundo em constate mudança.

Toda atividade Montessori tem começo, meio e fim. A criança tem que trabalhar horas e até dias a fio para exercer com maestria uma atividade, exercitando a persistência necessária para aprender e realizar tarefas complexas.

O Método Montessori desenvolve a capacidade de encarar a realidade de forma objetiva pela exposição ao fracasso ou sucesso, propiciando autonomia de decisão. A criança Montessori está exposta às diversas situações e aprende naturalmente que errar é um passo essencial para o aprendizado. Como a criança tem autonomia para escolher e executar suas atividades, ela aprende que seus fracassos e sucessos são resultantes das suas escolhas.