UNIDADE INFANTIL | 19 3256-3235 - UNIDADE FUNDAMENTAL | 19 3256-6724

Jogo Baleia Azul, Jogo Baleia Rosa, e a Série 13 Reasons Why.

Nossos Alunos

Uma mensagem de nossa coordenadora pedagógica dos anos finais falando sobre o Jogo Baleia Azul, o Jogo Baleia Rosa, e a Série 13 reasons why.

?Prezados pais:

Possivelmente os senhores estão a par de um jogo denominado "Baleia Azul".

Segundo informações através de artigos, reportagens e mesmo pela TV é um jogo composto de 50 desafios finalizando com o incentivo ao suicídio do jogador. O suicídio é a vitória do jogador. (Anexarei um vídeo e links informativos sobre o assunto).

Soube também que o mesmo tem sido enviado via WhatsApp.

Afirmam que é feito um convite. Ao aceitar o jogador não tem volta.

Felizmente eu não tenho conhecimento de ninguém que aderiu ao jogo.

Atualmente, na Netflix, uma série composta de 13 episódios (13 reasons why) abordando o tema bullying, depressão e abuso sexual culminando em suicídio, tem sido procurada e vista pelos alunos, inclusive de sexto ano.

Pensamos ser importante os pais assistirem para poder orientar os filhos. Há cenas fortes que acreditamos não serem apropriadas para crianças de 10, 11, 12 anos.

Alunos do 6º ano foram orientados de que não deveriam assistir sozinhos, mas em companhia dos pais para haver melhor orientação e compreensão dos fatos. (principalmente os que disseram que estavam assistindo).

A série relata questões vividas por alunos do Ensino Médio, ou seja, de uma outra etapa do desenvolvimento emocional e acadêmico.

Nosso objetivo não é polemizar mas, sim, alertar os senhores a observarem os jovens. Nessa fase, meninos e meninas se tornam muito vulneráveis a movimentos do grupo, deixam-se influenciar por modismos, por mais complexos que sejam.

Acreditamos que os jovens necessitam de acolhimento, compreensão e ajuda nesse momento de tantas angústias e incertezas que a adolescência propicia.

Há os mais arrojados que querem experimentar de tudo para satisfazer a curiosidade, autoafirmação e há os que estão vulneráveis a ponto de topar qualquer desafio porque não estão seguros (o que é normal nesse período).

Portanto, estejam atentos a qualquer sinal: criança muito quieta, triste, chorando pelos cantos, querendo solidão absoluta, com celular bloqueado, quarto trancado e corpo mutilado (marcas com objetos cortantes em braços, pernas, corpo - escondidos com mangas e calças compridas). Bulimia e anorexia também são indícios de que os jovens não estão bem emocionalmente.

Esses sinais indicam apenas que precisam de ajuda, de acolhimento.

?Enviamos esses links que abordam o jogo da baleia azul e o jogo da baleia rosa. O segundo contrapõe o primeiro. Vale a pena conhecermos.?

Há também um vídeo mostrando a reação que a administração pública de Curitiba tomou ao ter conhecimento do Jogo "chegando" por aqueles lados.

Jogo da Baleia Rosa

?